Projeto de requalificação urbana e ambiental da Ribeira de Fontona, na Cidade do Porto Inglês, abrange uma área de cerca de 8 mil metros quadrados
Acaba de ser lançado esta semana, o concurso público para a adjudicação das obras de requalificação urbana e ambiental da Ribeira de Fontona, estimando que as obras físicas devam iniciar ainda no primeiro semestre deste ano.
Refira-se que esta é uma grande empreitada, para a Cidade do Porto Inglês, uma infraestrutura que se reveste de extrema importância para a ilha, uma vez que contempla obras de controlo de cheias e inundações nesta região da Cidade.
Tecnicamente, as obras vão incidir sob um perímetro de cerca de 8 mil metros quadrados, permitindo nascer nessa comunidade algumas infraestruturas de recreio, nomeadamente, fitness park, parque infantil, ciclovias e áreas de serviços e restauração, sem deixar de fora novos espaços verdes.
A Vereadora Carolina Santos, do Pelouro de Infraestruturas e Urbanismo, destaca as valências desta obra que no seu entender vai “mudar, completamente, o visual” desta parte da Cidade.
A Vereadora observa que a obra cuja duração se estima em cerca de um ano, deverá empregar cerca de 80 pessoas.
“Vamos avançar assim que tivermos resultados do concurso já lançado”, indicou a Vereadora, deixando entender que o resultado deve ser conhecido num horizonte de cerca de dois meses.
Ribeira da Calheta
Outra empreitada que vai arrancar nestes próximos dias é a da Ribeira da Calheta, que contempla obras de correção na ribeira.
Nos próximos dias vai ser conhecida a empresa vencedora do concurso que de imediato iniciará as obras que devem prolongar-se por cerca de um ano, empregando de forma direta pouco mais de 60 pessoas.
O projeto é có- financiado pelo Fundo do Ambiente e pela Câmara Municipal.
Outras obras
No entanto, prosseguem as empreitadas de requalificação na Zona da Shell, na Cidade do Porto Inglês, obra lançada há cerca de duas semanas e que contempla arruamentos e criação de espaços verde.
Em Morrinho está também na parte final os trabalhos urbanísticos, devendo a inauguração ocorrer por altura da festa da Padroeira da Comunidade, Santa Ana, em julho.
Cidade do Porto Inglês, 12 de junho de 2018