Desporto e requalificação urbana estiveram em discussão na sessão desta quinta-feira do Executivo do Porto Inglês e ficou assente grandes investimentos nos dois setores para o próximo ano
A Câmara Municipal do Maio, reunida na sua terceira sessão ordinária do Mandato, decidiu que vai desenvolver esforços visando a prossecução das obras da segunda fase do Estádio Municipal.
Ao fazer o balanço da reunião desta quinta-feira, 27 de outubro, o Vereador Queita Santos explicou que o Executivo vai tudo fazer para concluir as obras e dar os desportistas da ilha um “espaço digno”. Ainda sobre o desporto, o Vereador deixou claro que a Edilidade vai trabalhar na “massificação” da sua prática na ilha até porque a Câmara deseja que as camadas mais jovens tenham acesso a várias modalidades. “Quanto mais pessoas e jovens no desporto melhor para a ilha” admitiu o Vereador que vai dizendo que para a atual Maioria o Desporto é de “capital importância”.
“Vamos também apostar na formação”, avançou, assegurando que neste aspeto a Câmara irá trabalhar em colaboração com a tutela do Desporto a nível nacional de modo a que os agentes desportivos da ilha possam também aceder a formações nas diversas modalidades.
Outro assunto discutido durante a plenária desta quinta-feira é o estabelecimento de um protocolo de parceria e colaboração com a Associação Regional de Futebol da ilha para a gestão do Estádio Municipal, numa perspetiva de contribuir para o aumento da capacidade financeira da Associação.
E visando estimular os clubes federados, a Autarquia decidiu fixar um apoio de 200 mil escudos ao clube campeão da época 2016/2017 e o valor de 50 mil escudos ao campeão do segundo escalão. “São incentivos muito importantes para os futuros campeões de futebol”, observa o Vereador que garante “fortes investimentos” para o próximo ano. Mas a Câmara vai assegurar outros apoios aos clubes e organizações desportivas, nomeadamente, a nível do transporte.
Sobre as áreas do ambiente e saneamento saiu a recomendação de se apostar forte na melhoria da prestação autárquica nesses domínios, a bem da ilha e dos munícipes.
Quanto ao comércio, segundo Queita Santos o Executivo vai procurar “disciplinar o setor”, por forma a promover a concorrência leal e o respeito pelas normas que constam do Código de Posturas Municipal.
Os Autarcas puderam ainda fazer o ponto de situação das obras municipais tendo decidido avançar com uma forte carteira de investimentos de modo a fazer do Maio uma “ilha atrativa e de bem-estar”, conforme sublinhou Queita Santos que assegura a continuidade de investimentos na requalificação urbana, criação de espaços verde e de recreio, fitness park e parques infantis. “Toda a ilha será contemplada”, avançou.
No capítulo das dívidas de terceiros para com a Câmara Municipal, o Vereador assegurou que foi delineado um “plano de saneamento” e que o mesmo vai tão logo começar a ser executado.
Sobre o festival Sete Sois Sete Luas que volta pela segunda vez à ilha do Maio, o Vereador enalteceu a programação em curso e apontou para os shows agendados para os dias 1 e 7 de novembro no largo do Forte de São José, na Cidade do Porto Inglês, com atuação de grupos locais e de outras paragens.
O Executivo reafirmou todos os compromissos assumidos durante a campanha autárquica e diz estar empenhado na concretização da sua agenda de governação.
Cidade do Porto Inglês, 27 de outubro de 2016