Encontro com a Câmara Municipal do Maio
Uma delegação formada pelo Presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), Senhor Carlos Maia e um representante da Associação Maiense em Portugal (AMP), Senhor Keita Santos, teve um encontro com o Presidente da Câmara Municipal do Maio, Senhor Manuel Ribeiro e o Vereador da Educação, Senhor António Agues, no Paços do Concelho, no passado dia 7 de Maio.
O objectivo era dar a conhecer à autarquia a oferta formativa do IPCB no próximo ano lectivo e ver a possibilidade de os alunos do Maio concorrer às vagas existentes. A delegação também teve um encontro com a Direcção da Escola Secundária do Maio para o mesmo fim.
Em aberto ficou a possibilidade do IPCB cooperar com o Maio, em áreas do domínio daquela instituição de Ensino Superior e a identificar pelas entidades locais, sob a chancela de um protocolo.
De salientar que o IPCB ministra vários cursos de Licenciatura, em seis escolas, a saber: Gestão, Agrária, Tecnologia, Saúde, Educação e Artes Aplicadas. Sessenta e dois alunos cabo-verdianos, entre os quais estão alguns da ilha do Maio, frequentam às instalações do IPCB.
O IPCB também ministra Cursos Técnicos Superiores Profissionais, cuja entrada se exige o 12ºano incompleto ou o 11ºano completo, com um custo anual de propinas de 500 euros.
Graças à acção da AMP houve uma redução drástica no custo de frequência dos alunos do Maio. Assim, nas Licenciaturas, a propina anual que era de 1500 euros, passou para 630 euros, a pagar em 10 mensalidades. O custo de alojamento situa-se nos 120 euros mensais e o custo de refeição é de 2,40 euros (mais informações consultar o site www.ipcb.pt ou o facebook/ipcb.pt).