Dia do Município é a 8 de setembro e até lá um conjunto de atividades, com enfoque na cultura e desporto, marcam igualmente o Dia da Santa Padroeira, Nossa Senhora da Luz
O programa festivo do Dia do Município e da Santa Padroeira do Maio, o primeiro do atual executivo camarário, contempla um conjunto de atividades, mas o destaque está nos eventos de caris cultural e desportivo. O programa deste ano decorre entre 21 de agosto e 9 de setembro, o último dia do festival de música de Bichirotcha, evento que tem um cartaz de luxo.
Do leque das atividades desportivas, destaque para a realização de competições em modalidades de salão, tais como futsal e andebol; competições em futebol de 11, este, organizado por juízes das festas; e ainda competições em modalidades de praia, ao que se juntam provas de ciclismo e atletismo.
A agenda cultural destaca a Feira di Nós Cultura, o concurso de vozes intitulado Voz di DjarMai, o Primeiro Encontro Regional da História Local, o concurso de beleza “Miss Maio” em parceria com o grupo Djarmay Events.
O Festival de Música de Bichirotcha que este ano assinala a 12.ª edição faz uma forte aposta em artistas locais, e faz subir ao palco nomes como Diccy da Costa, Gerson Spencer, Rasmoon, Silver Band e Tibau Tavares.
Outros nomes mais badalados têm confirmado presença. São os casos de Djodje, Fidjus di Codé de Dona, Élida Almeida e Ceuzany e banda.
O Dia do Município e da Santa Padroeira será ainda assinalado com uma sessão solene cujo programa oportunamente será partilhado.
A edição 2017 das festas do Município do Maio tem um orçamento na ordem dos seis mil contos.
Cidade do Porto Inglês, 10 de agosto 2017