Pelo segundo ano consecutivo, a ilha do Maio acolhe o festival que quer potenciar “A diversidade cultural cabo-verdiana como instrumento do desenvolvimento do turismo sustentável nas ilhas mais periféricas, no âmbito do projeto SSSL”, conforme lema da programação de 2016
A Câmara Municipal do Maio está a trabalhar para que o festival Sete Sóis Sete Luas (SSSL) seja um sucesso na ilha e junto da população local. Nesse sentido, o Pelouro da Cultura informa que o programa em curso na ilha visa precisamente mostrar as potencialidades do Maio.
O projeto é desenvolvido pela Associação Cultural Sete Sóis Sete Luas, com financiamento global da União Europeia e conta com assinalável comparticipação da Autarquia maiense na programação local. Para além do Porto Inglês, o projeto contempla, também, Nova Sintra (Brava), São Filipe (Fogo), Tarrafal (Santiago) e Ribeira Grande (Santo Antão), e tem por objetivo geral, explica o Vereador Queita Santos, a preservação do património cultural como fator de diversificação e desenvolvimento do turismo cultural em Cabo Verde.
“E vamos tudo fazer para merecer este evento de âmbito internacional”, adianta o Vereador que garante que a ilha do Maio, desde a primeira hora, “abraçou” este projeto precisamente por acreditar na sua qualidade. Neste âmbito, a programação desenvolvida a nível da ilha do Maio contemplou vários workshops a nível de culinária e música, abrangendo vários jovens.
O Vereador advoga ser o projeto SSSL uma “oportunidade ímpar” para a criação de “novos fluxos turísticos” e neste contexto o Maio posiciona-se com toda a sua diversidade cultural, assevera.
Para a próxima semana estão programadas duas noites de música ao vivo na Cidade do Porto Inglês, no emblemático largo do Forte de São José.
Para o dia 1.º de novembro, há um show musical com SETE LUAS MAIO BAND, uma banda local criada precisamente no âmbito do festival do ano anterior, e espera-se o PICCOLA BANDA IKONA, integrado por um quarteto de artistas que chegam da Itália. Para o dia 7, outro espetáculo musical com LUASIBERICA ORKESTRA, que chega do Mediterrâneo e Brasil. No espetáculo desse dia haverá um concurso para apurar o grupo revelação do Maio nesse SSSL.
A Autarquia do Maio apela à “massiva participação” das diversas comunidades da ilha nas atividades do SSSL de modo a que a ilha possa continuar a ser uma referência no certame.
Cidade do Porto Inglês, 29 de outubro de 2016.