Orçamento e Plano de Atividades foram aprovados em sessão realizada no passado sábado. Presidente da Autarquia fala em “Orçamento realista” para preparar o Maio para o desenvolvimento
A Câmara Municipal do Maio já tem aprovado os seus instrumentos de gestão, para o ano económico de 2020, após sessão da Assembleia Municipal, realizada no último sábado, 14.
O MpD viabilizou o Plano e Orçamento, ao passo que a bancada da OIAM votou contra, recusando, desta forma, apoiar o processo de desenvolvimento da ilha.
O Orçamento municipal é na ordem dos 382 mil contos, e a grande fatia – cerca de 252 mil contos – é canalizada a projetos de investimentos.
A grande prioridade em 2020 é “continuar a preparar” o Maio para o desenvolvimento, indica o Presidente Miguel Rosa, observando que os esforços da sua equipa estão focados na infraestruturação de todos os povoados da ilha.
Com exceção de 25 mil contos, com recurso à banca, e dos projetos financiados pelo Governo central, e outros parceiros de desenvolvimento com destaque para a União Europeia, a Cooperação Luxemburguesa, a SDTIBM, o programa de investimento municipal é, em larga escala, financiado pelo Tesouro municipal, informa o Presidente, que garante, para o novo ano, a construção de dois campos relvados para treinos, nas Vilas da Calheta e Barreiro, a conclusão das obras no Estádio Municipal, e a conclusão dos projetos de requalificação urbana e ambiental, em toda a ilha.
“Vamos também prosseguir com a reabilitação de casas assim como o programa de autoconstrução”, assegurou o Presidente, anunciando, para os próximos dias, o início de obras em Pedro Vaz.
Um outro “grande projeto”, mas que não consta deste Orçamento, é a requalificação da Cidade do Porto Inglês, diz o Edil que faz saber que o projeto, desenvolvido pelo Gabinete Técnico Municipal, está pronto e vai ser financiado, em cerca de 100 mil contos, pelo Governo.
O MpD, que suporta a governação municipal, viabilizou os instrumentos de gestão para 2020, ao passo que a bancada da minoria, OIAM, votou contra, recusando, desta forma, apoiar o processo de desenvolvimento da ilha, que em 2020 vai registar o seu “melhor momento de sempre”, incluindo “grandes investimentos” privados.
O ano de 2020, no dizer do Presidente Miguel Rosa, vai ser de “muitas boas novas”, mas também de “grandes obras” no Maio.
Cidade do Porto Inglês, 16 de dezembro 2020