Morte do Enfermeiro Ilídio
Mensagem proferida na Cerimónia Fúnebre
13-06-16
A Câmara Municipal do Maio junta-se a todos nesta hora de dor pelo passamento físico do Senhor Ilídio Évora Santos, vulgo Enfermeiro Ilídio.
É sem dúvida uma perda irreparável, pelo carácter humilde, simples e solidário da pessoa em causa, e pelo enorme contributo dado, através do trabalho social e religioso em prol do desenvolvimento da ilha do Maio.
Tanto na sua área profissional (saúde), religião e política, Enfermeiro Ilídio soube como poucos demonstrar profundo sentido pela causa social, pelo amor ao próximo e pela vida em comunidade.
Profissional de saúde de longa data, ele conseguiu granjear grande respeito e admiração não só pela competência evidenciada, mas também pelo empenho, dedicação e grande espírito de solidariedade e amor a todos os que dependeram dos seus prestimosos serviços sanitários.
Na esfera religiosa, o Enfermeiro Ilídio, foi uma pessoa que registou de forma indelével o seu nome no percurso da Igreja Católica na ilha. Cristão atento, servil, conselheiro, dinâmico, solidário e abnegado, Ilídio emprestou grande parte da sua vida à causa religiosa, dando o seu valioso e enorme contributo para a afirmação e o enraizamento da fé católica na ilha do Maio.
Como autarca, Vereador para Área Social e Cultura, nos mandatos 1996-2000 e 2000-2004, o Enfermeiro Ilídio foi incansável na defesa intransigente da causa social e na promoção cultural da ilha do Maio. As suas importantes ações na área social foram ao encontro dos mais necessitados e no campo cultural permitiu a ilha ganhar visibilidade.
Estamos certos que jamais esqueceremos o seu papel pedagógico, e o seu magnífico empenho na assistência a todos que por ele procuravam, em variadíssimos momentos.
Contudo, neste momento de dor, não podemos deixar de exortar a todos, para que sigamos o exemplo do Enfermeiro Ilídio, como pai, profissional, religioso, político, enfim, como homem íntegro, que soube dar tudo de si em prol do bem-estar da população do Maio.
A Câmara Municipal do Maio e a Assembleia Municipal vão trabalhar para que a memória do Enfermeiro Ilídio se perpetue no tempo, através de uma digna e merecida homenagem. Aproveitamos a oportunidade para convidar a Igreja Católica e a Delegacia de Saúde da ilha para integrar uma comissão que vai ser criada para o efeito.
Que ele tenha um eterno descanso!
E a família enlutada, a Câmara Municipal envia as mais sentidas condolências e votos de encorajamento e confiança em Deus!