Arranque do Projeto de Água
Arrancou no dia 1 deste mês o Projeto do setor de água denominado “Beneficiação e Otimização de Sistema de Abastecimento de Água na Ilha do Maio”, financiado pelo Millennium Challenge Account Cabo Verde (MCA-CV) II.
Contempla intervenções que visam minimizar os custos, aumentar a quantidade e melhorar a qualidade da água, bem como todo o serviço de produção e abastecimento desse precioso líquido, a nível de toda a ilha. Espera-se um aumento da qua…ntidade produzida, através da utilização de duas máquinas na central de Ponta Preta, para 600 metros cúbicos diários.
As intervenções passam pela interligação das três centrais de produção (Ponta Preta, Ribeira Dom João e Pedro Vaz), aquisição de um gerador de emergência, fornecimento de acessórios para as máquinas de produção, rearranjo externo (calcetamento, passeio, vedação, alpendre, pintura, etc) e construção dum armazém de 32 metros quadrados e um reservatório de 50 metros cúbicos na central de Ponta Preta, na Cidade do Porto Inglês.
Além disso, prevê-se a construção de estações elevatórias em Figueira Seca e Cascabulho, reparação de reservatórios, intervenção nas câmaras de segurança em toda a ilha, e ainda construção de rede novas e substituição da antiga rede do Centro Histórico da Cidade do Porto Inglês.
Ainda no sector de água, o projeto abarca a introdução de 5 sistemas automáticos de doseamento e controlo de cloro em todos os reservatórios principais com objetivo de garantir a qualidade de água, em Porto Inglês, Figueira, Cascabulho, Ribeira Dom João e Pedro Vaz.
O montante previsto no projeto para o sector de água situa-se nos 120 milhões de escudos.