Atividades como alvorada musical, exposição de artesanato, palestra e sarau cultural marcaram o programa festivo do 5 de Julho
O dia começou com animação musical pelas ruas da Cidade do Porto Inglês, com o repertório totalmente dedicado à efeméride.
Na sequência, ocorreu no Centrum Sete Sóis Sete Luas uma exposição de artesanato local, na qual participaram, além dos Maienses, artesãos de nacionalidade afeta a alguns países europeus e africanos residentes na ilha.
Paralelamente foi ministrada uma palestra, subordinada ao tema “Revisitar com os Olhos da Memórias os Acontecimentos do Passado”, por Amílcar Andrade, no Salão Nobre Isaac Pinheiro, Paços do Concelho, com enfoque nos acontecimentos que enformaram esse importante marco na história de Cabo Verde.
A fechar o dia, houve uma animação cultural com grupos locais de dança, provenientes de várias localidades, a qual se seguiu um requintado sarau cultural intitulado “Percurso do Povo das Ilhas”, cujo propósito era emprestar ao palco diferentes expressões artísticas, sequenciadas em forma de narrativa, retratando o processo de construção do sonho cabo-verdiano, desde os primórdios da colonização, passando pelo movimento independentista, pela abertura politico-democrática e a globalização da sua cultura, através de imagens, prosas, músicas, poesias, danças, representativas das fases marcantes da vida do povo das ilhas.
De salientar que a Autarquia contou com a sublime colaboração da Associação Maiense dos Artistas (AMA-ART), na materialização dessas atividades.
No âmbito desportivo foi realizado um torneio de futsal que contou com a presença de algumas equipas locais.
Cidade do Porto Inglês, 7 de julho de 2017