A congénere de São João da Madeira, em Portugal, acaba de fazer chegar à ilha do Maio uma primeira leva de equipamentos desportivos no quadro da cooperação entre as duas Autarquias
Equipamentos desportivos, escolares e brinquedos foram oferecidos à ilha do maio pelo Município português de São João da Madeira que já havia enviado recentemente uma viatura ambulância. A oferta será canalizada para atividades desportivas organizadas pela Autarquia, para apoio a escolas de iniciação desportiva e associações regionais, assim como a Delegação da Educação da ilha e o Pré-Escolar.
Os equipamentos doados têm um valor calculado na ordem de um milhão de escudos cabo-verdianos e a oferta resulta de contatos desenvolvidos pela Edilidade Maiense, aquando da digressão internacional que levou o Presidente Miguel Rosa àquele Município, em fevereiro passado. Na altura seguiram viagem o Presidente Miguel Rosa, o então Vereador para emigração, Heidmilson Frederico, e o renomado empresário, que é também deputado, Arlindo Cardoso.
Ainda em decorrência daquela missão, uma comitiva de São João da Madeira, liderada pelo seu Presidente, Ricardo Figueiredo, visitou o Maio por ocasião do Encontro Estratégico tendo ficado o compromisso de reforçar as relações entre as duas Autarquias. Nessa mesma ocasião, técnicos sanjoanenses ministraram formações nas áreas de proteção civil, saúde e educação.
De salientar que a ilha do Maio e São João da Madeira possuem uma ligação que vem desde meados da década de 1990, como espelham assinaláveis intervenções na ilha sobretudo ao nível da habitação social, nas vertentes autoconstrução e reabilitação de moradias, bem como no saneamento do meio e água, que contaram com o contributo de São João da Madeira.
Cidade do Porto Inglês, 11 de julho de 2017