O Comandante Regional da Proteção Civil para Santiago Sul e Maio, Valdir Gonçalves, esteve no Maio na última semana e promoveu mais uma ação de capacitação dos Bombeiros locais
Durante cinco dias, a Corporação de Bombeiros da ilha do Maio esteve reunida em uma ação informativa, desta feita com o Comandante Regional da Proteção Civil para Santiago Sul e Maio. Na oportunidade, Valdir Gonçalves desenvolveu encontros com agentes locais da proteção civil com quem partilhou informações sobre a lei base da Proteção Civil.
Um encontro com o Presidente da Câmara Municipal do Maio, primeiro responsável da Proteção Civil na ilha, com quem se abordou assuntos ligados à matéria, esteve na ordem do dia do Comandante.
A agenda dos trabalhos contemplou ainda deslocações a alguns povoados, como o perímetro florestal e Centro Zoo Técnico da Calheta.
Esta ação formativa contemplou igualmente um simulacro de salvamento aquático, ocorrido na passada quinta-feira em que os integrantes mostraram boa performance, deixando os responsáveis locais e nacionais satisfeitos.
Estas ações de acordo com Carlos Tavares, responsável local dos Bombeiros e Proteção Civil, estão em consonância com o plano trimestral da organização que aposta cada vez mais na prevenção e na capacitação dos seus agentes e colaboradores. “Há uma clara aposta sobretudo da Câmara Municipal nos Bombeiros”, reconhece Carlos Tavares para quem os investimentos realizados e em curso comprovam a sua tese.
Aproximar a Instituição das diversas comunidades da ilha é outro propósito dos Bombeiros locais neste primeiro trimestre de 2018, observa Carlos Tavares que destaca diversas realizações de informação e sensibilização, em zonas como Pedro Vaz (que envolveu a comunidade educativa local), Vila do Barreiro e Cidade do Porto Inglês.
Cidade do Porto Inglês, 24 de março de 2018