Câmara do Maio assinala Dia Nacional da Cultura e das Comunidades
Uma vasta programação será desenvolvida ao longo do dia 18 na Cidade do Porto Inglês para saudar os “fazedores” da Cultura, mas a Edilidade do Maio quer igualmente valorizar os artistas locais no Dia Nacional da Cultura.
O Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Maio vai assinalar o 18 de Outubro, Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, com uma vasta programação que reúne música e gastronomia da ilha, num dia em que se quer valorizar e homenagear quantos labutam no setor da cultura.
O programa a ser cumprido ao longo do dia de terça-feira, 18, será concentrado na capital da ilha, mas não deixa de fora nenhuma comunidade. É que segundo o Vereador que tutela a Pelouro da Cultura na Autarquia do Maio, celebrar o 18 de Outubro é “enaltecer a obra de cada filho do Maio que vem dando o seu contributo à Cultura”. Queita Santos diz mesmo que é para “valorizar os fazedores da Cultura” que a Câmara Municipal preparou o programa desta terça-feira.
Ao longo do dia várias manifestações culturais irão dar vida à Cidade do Porto Inglês que será animada por grupos e artistas locais que vão mostrar o melhor que sabem produzir.
Para além de artistas que participam nesta programação, alunos do Pré Escolar, do EBI e do Ensino Secundário irão também participar no programa elaborado pela Câmara Municipal em acções que acontecem nas referidas escolas, devendo interpretar, de entre outros, danças tradicionais, desfile de trajes tradicionais, exposições, poesia e teatro, resultante de uma parceria com a Delegação do Ministério da Educação na ilha.
Com esta agenda, a Autarquia quer estimular e promover uma reflexão sobre a efeméride, e o impacto da Cultura no desenvolvimento da ilha, mas as atenções irão estar focadas numa das pracetas da Cidade (junto ao Registo Civil) onde haverá uma feira com obras locais, como artesanato entre outros.
À tarde, uma passeata musical irá fazer ecoar na capital da ilha acordes de vários estilos e sonoridades musicais de artistas que enobrecem a alma cultural do País. A passeata percorre algumas artérias da Cidade e segue em direção ao Forte São José onde haverá um lanche tradicional, condimentado com músicas de vários artistas: Tibau Tavares, um sonante nome da Cultura da ilha, será um dos artistas a fazer-se ouvir nesta “tocatina” no “cambar di sol”.
Cidade do Porto Inglês, 17 de Outubro de 2016