Para além dos funcionários da Câmara Municipal, o seminário foi também dirigido a dirigentes e eleitos locais
A Câmara Municipal promoveu na última semana, um seminário de capacitação dos seus Colaboradores, e que foi também dirigido aos próprios eleitos, no domínio da liderança, numa parceria com o Município português de Loures e o Instituto Marquês de Valle Flor. A formação aconteceu no âmbito do projeto de dinamização e requalificação turística da ilha do Maio que é financiado pela União Europeia.
Administrado por três especialistas provenientes de Portugal, o seminário que decorreu entre 16 e 22, teve resultados práticos na avaliação do Vereador que tutela o setor da Formação.
De salientar que a observação e reflexão conjunta com os trabalhadores, no contexto laboral, por forma a avaliar as competências adquiridas em formações anteriores e reforçar a definição de estratégias de intervenção, constaram das ações formativas que teve por propósito caraterizar os estilos de liderança, as boas práticas e as práticas a evitar: dinamizar processos de mudança: saber como utilizar a liderança de forma realista e adaptada aos contextos e às pessoas e aplicar a liderança à participação cidadã e à eficácia e eficiência na gestão.
O seminário enquadra-se na visão política da Administração municipal de reforço de intervenção autárquica e de formação, capacitação e valorização dos seus recursos humanos, como fator essencial na melhoria de qualidade de prestação do Serviço Público.
Nalguns casos, as ações de formação serviram como complemento às que foram anteriormente realizadas, no âmbito do projeto de Atores Descentralizados em 2011.
Balanço
Da visita dos técnicos formadores chegou-se à conclusão que neste momento o serviço municipal está melhor em termos de recursos humanos, e destacou-se mesmo a contratação de mais técnicos especializados no Gabinete Técnico, nomeadamente, mais um Engenheiro e um Geógrafo, ao passo que o serviço de Promoção Social conta com mais uma técnica superior e a Câmara Municipal já está dotada de um responsável pelos Recursos Humanos.
Os funcionários estão mais motivados, concluíram os formadores e a relação entre as hierarquias é melhor atualmente.
O Vereador Adriano Silva diz mesmo que a visita foi “muito proveitosa”, com o Maio a aproveitar as experiências de um Município, extenso, populoso e com muita experiência de municipalismo, sobretudo em áreas como cultura, juventude desporto, administração, finanças e recursos humanos.
“Serviu também para centralizarmos em termos do acompanhamento dos dois projetos em curso (dinamização e e reqrualificação turística da ilha do Maio e Turismo Solidário e Comunitário) tendo em vista a sua melhor execução e o seu término e delinear melhores estratégias”, pontuou.
O Vereador avalia que a estratégia utlizada pelos formadores para contactar os funcionários foi a melhor, e destacou que o modelo on job permitiu uma melhor proximidade e acompanhamento das atividades dos funcionários.
Cidade do Porto Inglês, 22 de fevereiro 2019