Atividade inserida no âmbito das comemorações do 42ºaniversário da Independência de Cabo Verde
Decorreu ontem uma mesa redonda alusiva ao tema “Situação Atual dos Arquivos em Cabo Verde”, numa parceria entre a Câmara Municipal do Maio e o Arquivo Nacional de Cabo Verde (ANCV).
Os objetivos passaram pela apresentação da situação atual dos arquivos no país e sensibilizar tanto os atores públicos como privados e a própria sociedade civil para a sua importância e necessidade de preservação, conservação e valorização, enquanto lugar de memória.
Por outro lado, essa ação constituiu o primeiro passo para a criação do Arquivo Municipal do Maio, para preservar, conservar e valorizar a rica história da ilha, que é um dos propósitos da Câmara Municipal para este mandato.
Na ocasião, depois do enquadramento do evento feito pela Dr.ª Maria da Luz Pires, para falar do Regime Jurídico dos Arquivos, Lei de 2004 – Sistema Nacional dos Arquivos, foram apresentados três painéis: o primeiro sobre “Arquivos e História: Um olhar sobre a história da ilha do Maio, a partir do acervo documental do ANCV”, pelo Dr. José Évora: o segundo “O ANCV: Guardião da memória coletiva nacional” pela Dra. Maria da Luz Pires (ANCV); e o terceiro painel que incidiu “A importância da criação de Arquivos Municipais”, pelo prof. Amílcar Andrade. No final das apresentações ainda houve espaço para debate.
Na segunda parte dos trabalhos foram apresentados dois livros. Um que aborda “Subsídios para a História da Educação em Cabo Verde: organização e funcionamento do setor dos primórdios à Primeira República Portuguesa”, da autoria de Dra. Ana Mafalda Furtado Pereira, sob a apresentação do professor do Ensino Secundário, Carlos Cabral. O outro fala sobre “O futuro da Arqueologia em Cabo Verde & outras reflexões sobre a História e o Património das ilhas”, e tem como autor o Dr. José Silva Évora, sob a apresentação do antigo professor e autarca Amílcar Andrade.
De referir que, paralelamente, decorre até o dia 14 uma exposição intitulada “Amílcar Cabral: Vida e Obra a partir do Acervo do Arquivo Nacional de Cabo Verde” e uma “Minifeira de livros editados pelo ANCV”.
Cidade do Porto Inglês, 7 de julho de 2017