Parceria visa viabilizar o ensino secundário pós-laboral na ilha, a funcionar entre as 18 e as 22h30, na Cidade do Porto Inglês
A Autarquia acaba de formalizar um Protocolo de Cooperação com a Escola Secundária Amizade, uma instituição privada, com o objetivo de viabilizar o ensino secundário na ilha.
No quadro desta parceria, a Câmara Municipal vai afetar uma verba mensal na ordem dos 18 mil escudos, valor que correspondente a 50% dos custos de transporte de alunos, no percurso Cascabulho, Morrinho, Calheta, Morro, Cidade, durante o período de 6 meses.
Fora isto, a Autarquia vai disponibilizar um autocarro para o transporte dos alunos depois do período das aulas, para as localidades de Barreiro, Figueiras, Ribeira Dom João e Alcatraz, e ainda assumir as despesas do condutor, estimado em 10 mil escudos, bem como o custo com combustíveis.
O Vereador da Educação, Adriano Silva, sublinha que a assinatura do Protocolo é um “grande incentivo” à promoção do ensino privado no Maio e observa que com esta decisão, a Autarquia permite aos alunos do interior, a oportunidade de estudar, uma vez que o maior problema associado ao acesso a esse nível de ensino prende-se, além da propinas, ao transporte escolar. Por isso, admite, os alunos podem “elevar” o seu grau académico, e isso constitui um potencial forte para alimentar o próprio sistema de formação profissional, num futuro próximo.
No quadro desta parceria, a Escola Amizade compete viabilizar a promoção do ensino pós-laboral, bem como apresentar à Autarquia, um relatório final, realçando as atividades promovidas.
A Diretora, Margarida Agues, salienta a importância do Protocolo, e assinalou os transportes como condição essencial para a materialização do projeto de promoção do ensino pós-laboral.
O protocolo vigora por um período de seis meses, com efeito a partir de Janeiro de 2019.
Cidade do Porto Inglês, 11 de abril de 2019