Decorreu hoje, dia 7, na sala multiusos do Forte se São José, uma sessão de socialização do projeto de Cadastro Social Único (CSU), destinada aos serviços desconcentrados da Ilha.
Também estiveram presentes na sessão os inquiridores que vão participar no levantamento de informações no âmbito do CSU, estando, no momento a receber uma formação nesse contexto.
Toda a população da ilha deverá participar no inquérito até o final do mês, estando o início marcado para o dia 9 de novembro.
O CSU é um instrumento que permite conhecer a realidade socio-económica das famílias em Cabo Verde, possibilitando a identificação dos agregados familiares que vivem em situação de vulnerabilidade.
É útil para identificação da população vulnerável que possa ser suscetível de usufruir de intervenções na área de proteção social; selecionar os potenciais beneficiários dos programas sociais na área da inclusão, saúde, educação, proteção social, habitação, entre outros; garantir maior transparência e justiça social na gestão e atribuição dos benefícios sociais.
O uso do CSU é obrigatório para garantir o acesso aos benefícios sociais, nomeadamente o Rendimento Social de Inclusão, Pensão Social, taxa moderadora de saúde, tarifa social de água, programas de reabilitação habitacional, entre outros.
O projeto será implementado a partir do início do próximo ano, com a criação de um gabinete do CSU na Câmara Municipal do Maio.
Cidade do Porto Inglês, 7 de novembro de 2017