Sessão ficou marcada pelo abandono da sala por Deputados da OIAM – é a segunda vez -, que não quiseram votar a extinção dos SAAS e a sua transição para a empresa Água e Energia do Maio
Reunida em sessão ordinária, os Deputados municipais fizeram este sábado, 16, a avaliação muito positiva do Relatório de Atividades de 2018, documento que retrata o bom desempenho da Câmara Municipal ao longo dos doze meses do ano passado.
Desde logo, o Relatório fica marcado por um forte índice de realizações da equipa liderada pelo Presidente Miguel Rosa, com resultados notáveis em setores como habitação social, em que várias casas foram reabilitadas ou famílias foram apoiadas na construção.
A nível de equipamentos coletivos, 2018 ficou marcado como sendo de boas conquistas para a ilha. Destaca-se, aqui, a colocação do primeiro parque infantil na Cidade do Porto Inglês, e no mesmo ano, um novo parque infantil foi colocado na Cidade, nas imediações da Cruz Vermelha, e novos equipamentos de Fitness Parques foram instalados nas comunidades de Figueiras e Barreiro, sendo que na Vila de Barreiro foi também instalado um Parque Infantil.
Na Proteção Civil é evidente o reforço de meios e equipamentos.
Na educação, a frota de transportes escolares foi renovada e reforçada com a introdução de dois autocarros zero quilómetros, e resolução em definitivo da situação dos universitários que puderam aceder aos seus certificados e diplomas.
A requalificação urbana e ambiental continuou a ser uma forte aposta da Equipa camarária. Em todas as comunidades há uma ação/investimento da Câmara Municipal.
A nível do desporto, para além dos apoios a clubes desportivos, organizações desportivas e à associação de futebol, prosseguiram os investimentos no Estádio Municipal de Futebol.
Na cultura, é evidente a aposta sendo que a ilha do Maio continuou a ser promovida a nível nacional e não só.
A nível dos Recursos Humanos, 2018 ficou também marcado pela considerável melhoria da situação laboral dos Colaboradores, tendo a Autarquia investido mais de um milhão de contos para dar melhor enquadramento a profissionais, nomeadamente, Varredeiras, Monitoras de Infância, Condutores, Serviços Autónomos de Água e Saneamento, apenas para citar estes.
O Presidente Miguel Rosa estima que a avaliação do desempenho é muito positiva, avaliação também corroborada pela bancada municipal do MpD, para quem, os compromissos assumidos na Plataforma Eleitoral, serão cumpridos no Mandato. Já a Oposição, OIAM, apesar de todas as realizações, diz que se ficou aquém do esperado.
Ainda nesta sessão, ficou aprovada a proposta de extinção dos Serviços Autónomos de Água e Saneamento, SAAS, e a sua transição para a empresa Água e Energia do Maio, AEM, mas neste ponto registou-se o abandono da sala por parte dos cinco Deputados da OIAM – é a segunda vez -, um sinal que não se compreende num Estado de Direito democrático.
Cidade do Porto Inglês, 16 de março de 2019