Celebra-se hoje, 3 de dezembro, o Dia Nacional da Morna, instituído para valorizar esse género musical e todos os criadores e cantores e a difundir a sua importância e necessidade de valorização, a Autarquia Maiense associa-se essa efeméride, exaltando a Morna como a maior referência no cenário da manifestação cultural do povo cabo-verdiano.
“A Morna ocupa um lugar de destaque, pela sua longevidade, pelo seu grau de maturidade e consolidação, pela sua transversalidade territorial e sociológica, pelo seu papel na união da Nação espalhada pelos sete cantos do Mundo e pelo seu contributo particular na mundialização da nossa música, através de uma das vozes mais belas que o mundo conheceu até hoje, Cesária Évora”, conforme o projeto lei que institucionaliza o Dia.
Tanto se reconhece o papel de Morna que, além de já se ter instituído a data, o Governo tem dados passos seguros rumo a sua elevação a Património Imaterial da Humanidade, a ser apresentada à UNESCO. E nesse quesito, a Autarquia Maiense tem feito o seu papel tendo organizado no ano passado encontros de reflexão e workshops, exclusivamente dedicados à Morna, sublimemente apresentados por técnicos do Instituto do Património Cultural e pelo renomado compositor maiense, Adalberto “Betú” Silva, por músicos, intérpretes, instumentistas e locais. Por outro lado, a realização dos concursos de vozes na ilha tem privilegiado a Morna, como o género musical predileto, dando assim um valioso contributo na sua valorização e preservação.
E, a finalizar, para assinalar a efeméride, a Autarquia Maiense vai organizar um show na ilha, no dia 5 de dezembro, pelas 21horas, no Salão Nobre Isaac Pinheiro, com a Orquestra Clássica do Centro.
Cidade do Porto Inglês, 3 de dezembro de 2018