Acordo que cede a gestão daquela infraestrutura à Câmara Municipal foi assinado na última terça-feira, 16, mas a Autarquia Maiense admite passar a gestão para o setor privado
A Direção Nacional da Economia Marítima, DNEM, passou na última terça-feira, 16, a gestão de uma unidade de produção de gelo na Cidade do Porto Inglês à Câmara Municipal do Maio, isto no âmbito da parceria que o Governo de Cabo Verde quer manter com as Autarquias.
Rubricado pelo Diretor Nacional da Economia Marítima, Carlos Alberto Évora Rocha, e pelo Vereador da Juventude, Desporto, Cultura e Economia, Queita da Costa Santos, a gerência a ser feita pela Edilidade nos próximos tempos irá privilegiar uma “boa gestão” dos equipamentos conforme sublinha o Vereador que, no entanto, assegura que é desejo da Câmara Municipal, em tempo oportuno, trespassar a gestão para privados, podendo ser associações de pescadores e/ou peixeiras desde que sejam dadas garantias de boa gestão.
Queita Santos admite que seja necessário formar pessoal técnico para esse trabalho que a seu ver irá criar alguns postos de trabalho, mas destaca sobretudo a possibilidade de uma maior articulação com os profissionais da pesca de modo a que possam sempre ter gelo e a preços competitivos.
De salientar que a Unidade de Produção e Conservação de Gelo tem capacidade para produzir dois mil quilos/dia e armazenar 17,28 metros cúbicos de gelo.
Trata-se da principal reivindicação dos operadores locais do setor da pesca, priorizada pelo Governo de Cabo Verde, após a primeira visita do Ministro da Economia Marítima à ilha do Maio, e beneficiará, de igual modo, os demais operadores que atuam na região a Leste do País, enquanto plataforma de abastecimento entre as ilhas de Santiago e Sal.
Queita Santos realça que o Governo atendera já a uma outra importante revindicação da ilha do Maio, dotando o departamento Marítima da Polícia Nacional na ilha de uma embarcação para, entre outras atribuições, fiscalizar a captura ilegal de isco detro das três milhas costeira. “Estas duas medidas impulsionarão fortemente este importante setor da economia local”, enfatiza o Vereador.
Cidade do Porto Inglês, 19 de janeiro de 2018