Edil do Maio faz primeira missão à Cidade da Praia
Miguel Rosa teve oportunidade de se reunir com três Ministros e discutiu assuntos relevantes para transformar o Maio numa ilha referência no setor do Turismo
O Presidente da Câmara Municipal do Maio, Miguel Rosa, concluiu na passada sexta-feira, 7 de outubro, uma missão de quatro dias na Cidade da Praia, onde teve oportunidade de promover um conjunto de contatos sobretudo a nível do Governo e junto de outros parceiros.
Acompanhado do Vereador pelas áreas de Educação, Promoção Social, Saúde e Transportes, Adriano Silva, o Autarca pôde privar-se com os Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, com a Ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, e com o Ministro da Economia e Emprego, José Gonçalves, com quem tratou de importantes assuntos para o desenvolvimento da ilha do Maio.
Com o titular da pasta da Comunicação Social, o Edil aproveitou para solicitar “maior atenção” dos órgãos públicos e requereu ao Ministro a colocação de uma unidade de televisão na ilha de modo a acompanhar a dinâmica da ilha e pediu investimentos que permitam que o sinal da TV pública chegue a todos os povoados da ilha. Mas Miguel Rosa defendeu, igualmente, a necessidade de uma forte cooperação entre o Governo e a Edilidade de modo a potenciar as possibilidades da ilha e dar maior visibilidade à área das indústrias criativas. Pediu, também, apostas no sentido de dotar a ilha de uma potente rede de internet e de comunicação móvel. Ficou em aberto a possibilidade de o Ministro visitar a ilha dentro em breve.
Com a Ministra que tutela a área das Infraestruturas e Habitação, o enfoque foi para a requalificação urbana, promoção de arruamentos/acessibilidades, criação de espaços verdes e de recreio e habitação social tendo a Ministra reconhecido ser este um assunto nacional o que requer esforço conjunto das autoridades Locais e Nacionais.
Já com o titular da pasta da Economia e Emprego as atenções centraram-se na questão da acessibilidade externa a nível marítimo e aéreo, tendo o Autarca solicitado ao Ministro discriminação positiva de modo a conectar a ilha com o País e com o Mundo. Neste particular, Miguel Rosa foi taxativo ao defender ser urgente introduzir mais uma ligação aérea entre Praia/Maio. Defendeu igualmente a necessidade de dotar o porto da ilha de uma rampa rol on/rol off e teve a garantia de que “muito brevemente” o navio Praia de Aguada irá voltar a navegar para também ligar o Porto Inglês. Outro ponto abordado foi a necessidade da melhoria da situação energética da ilha.
Uma ideia sobressalta do encontro com os Ministros: a necessidade de se definir um modelo de turismo para a ilha e neste particular o Autarca assegura que a Câmara, o Governo e a Sociedade de Desenvolvimento Turístico Integrado das Ilhas da Boa Vista e Maio irão juntar sinergias para pôr de pé um modelo capaz de catalisar as potencialidades que a ilha oferece. É que o próprio Autarca defende ser necessário haver forte apoio institucional do Governo da República para fazer do Maio uma ilha referência no setor do Turismo a nível nacional. “Temos qualidades únicas e vamos potenciar cada oportunidade”, garante o Edil.
Ainda durante a missão, a delegação maiense teve oportunidade de se reunir com o Presidente da Câmara Municipal da Praia com quem foi discutido cenários de colaboração institucional entre os dois Municípios.
Outro assunto que mereceu particular atenção do Presidente e do Vereador é a relação entre a Câmara da ilha e as universidades, no quesito das dívidas, tendo o Edil reconhecido uma situação “bastante delicada” e que urge regularizar evitando que jovens universitários continuem a ser prejudicados por causa das dívidas que a Autarquia tem com instituições de ensino superior. Neste particular ficou assente que até dezembro parte substancial da dívida será regularizada, permitindo a que os universitários que já concluíram o curso possam receber os seus diplomas.