Edilidade do Maio distribui Pelouros e designa novo Secretário Municipal
Todos os Vereadores são profissionalizados, uma decisão que para o Edil do Maio se justifica com a necessidade de concentração total nos objetivos defendidos pela atual Maioria durante a campanha autárquica
Na sua primeira Sessão Ordinária do Mandato 2016/2020, a Equipa do Presidente Miguel Rosa procedeu à distribuição dos Pelouros, aprovou a profissionalização dos Vereadores e designou um novo Secretário Municipal. São medidas mais salientes saídas da reunião do Executivo camarário.
Aconteceu ontem quinta-feira, a primeira reunião do novo Mandato da Câmara Municipal do Maio, onde o Coletivo decidiu pela afetação de Pelouros ao Presidente e aos quatro Vereadores eleitos no passado dia 4 de setembro.
Neste capítulo, coube ao Presidente, para além das atribuições próprias do seu cargo, os Pelouros da Proteção Civil, Turismo, Relações Públicas e Comunicação, Planeamento, Cooperação e Geminação.
Ao Vereador Queita Santos, que é também Vice-Presidente, foi atribuído os Pelouros da Cultura, Desporto, Juventude, Economia e Finanças.
O Vereador Heidmilson Frederico assume os Pelouros de Assuntos Jurídicos, Formação Profissional, Gestão de Recursos Humanos e Emigração.
A Vereadora Carolina Santos responde pelo Urbanismo, Ambiente e Saneamento, Habitação Social e Infraestruturas.
Adriano Silva tem tutela sobre as pastas de Educação, Promoção Social, Saúde e Transportes.
Por proposta do Presidente da Câmara Municipal, todos os Vereadores vão exercer funções a Tempo Inteiro na Autarquia, uma decisão que para o Edil do Maio se justifica com a necessidade de concentração total nos objetivos defendidos pela atual Maioria durante a campanha autárquica. “Temos de estar focados nos objetivos a que nos propusemos, por isso todos devem estar a tempo inteiro na Câmara para responder cabalmente às exigências dos Munícipes”, sustentou o Autarca que garante que a sua Equipa está empenhada para “honrar a confiança” do Eleitorado neles depositados. “Estamos empenhados em tudo fazer para que o desenvolvimento da nossa ilha seja inclusivo, harmonioso e sustentável para o bem-estar de todos”, acentuou.
Num outro ponto da reunião, o Executivo deu por finda a comissão de serviço do secretário municipal que vinha exercendo funções há oito anos. O Presidente Miguel Rosa justificou a substituição de José Freire pela necessidade de introduzir “novas dinâmicas” na administração do Município, em coerência com o novo programa político sustentado pela nova Vereação. Para o cargo de Secretário Municipal foi indigitado José Jesus Ribeiro, um quadro da ilha, formado em Administração e Gestão, técnico que já tinha ocupado o cargo anteriormente, daí o aproveitamento da experiência acumulada.
A nova equipa pretende imprimir uma nova dinâmica à política de comunicação autárquica que visa aproximar os munícipes (residentes e na diáspora) e parceiros à edilidade, bem como promover amplamente Maio como um destino turístico de eleição e um lugar aprazível para se viver e trabalhar. É nesse sentido que o executivo deliberou contratar uma empresa para prestar assistência especializada ao Gabinete de Comunicação, Marketing e Imagem.
Na análise à situação do Ensino Superior ficou assente uma abordagem junto das Universidades, a fim de resolver as questões pendentes.
Empossada a 23 de setembro, a Equipa camarária foi unânime a defender que tão logo é necessário pôr em marcha um plano de ação para alavancar o desenvolvimento do Maio neste novo tempo. Nesta linha de pensamento, uma delegação integrada pelo Presidente Miguel Rosa e pelo Vereador Adriano Silva desloca-se à Cidade da Praia na próxima segunda-feira, dia 3, para importantes encontros de trabalho junto do Governo da República, de instituições de ensino superior, Câmara Municipal e outras organizações: na calha estão estabelecimentos de novas parcerias em favor do Maio e das suas gentes.
Cidade do Porto Inglês, 30 de setembro 2016