Trata-se da primeira missão à ilha da nova Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde. Durante dois dias, Sofia Moreira da Sousa toma pulso aos projetos que a UE financia nesta ilha
A Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, iniciou esta quinta-feira, 2 de novembro, uma visita de dois dias à ilha do Maio, tendo como objetivo conhecer a ilha e tomar pulso aos projetos que a União financia nesta ilha.
Neste primeiro dia de visita, a diplomata vai às Salinas onde será informada do projeto de dinamização e requalificação turística da ilha do Maio, que está em curso numa parceria que envolve também o Instituto Marquês de Valle Flor de Portugal, Câmara Municipal de Loures e Sociedade de Desenvolvimento Turístico das Ilhas da Boa Vista.
O dia termina com um momento cultural no Centrum Sete Sóis Sete Luas onde a embaixadora e sua delegação terão oportunidade de saborear alguns pratos confecionados por cozinheiras que formaram com apoio da UE, no âmbito do prejeto Sete Sóis Sete Luas.
Amanhã sexta-feira, último dia desta sua primeira visita ao Maio, a diplomata irá visitar a Cooperativa do Sal e as obras de requalificação urbana da comunidade de Nhu Dam, outros dois investimentos que são apoiados pela União Europeia, e terá oportunidade de se reunir com delegações do Instituto Marques Valle Flor e Câmara Municipal do Maio para se inteirar do projeto Water Facility, ao mesmo tempo que irá receber informações sobre o Programa de Reforço dos Atores Descentralizados.
Uma passagem pelo Forte de São José marca o fim da sua estada na ilha.
Cidade do Porto Inglês, 2 de novembro 2017