Encerramento da Formação em Artesanato
A formação decorreu de 16 de Agosto a 1 de Setembro, tendo como local a Oficina de Artesanato da Calheta.
A iniciativa inseriu-se no âmbito do Projeto de Dinamização e Requalificação Turística na Ilha do Maio, materializada num contrato de prestação de serviços entre a Câmara Municipal e Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura (M_EIA).
O objetivo visava formar artesões em qualificação e introdução de novas técnicas de produção artesanal, propor linhas de novos objetos com base em projetos de design de produto, a partir de materiais e outros recursos disponíveis na ilha, criação de marcas dos produtos, bem como o desenho de embalagens e rótulos respetivos.
A formação foi ministrada pelo Senhor Leão Lopes, em representação do M_EIA, acompanhada de mais três técnicos. Os artesões fizeram trabalhos em pedra e chapa, com miolo de acácia e tecelagem em fibras vegetais. Além disso, nos últimos dias ocorreu uma exposição no Forte de São José com os trabalhos feitos pelos formandos.
Tanto os formadores como os formandos deram nota positiva à essa ação formativa.
Recorde-se que esta ação formativa foi financiada pela União Europeia, através do Instituto Marquês de Valle Flor (IMVF). Os custos rondaram um milhão de escudos.