Encerramento de formações no âmbito do processo de criação do Centrum Sete Sóis Sete Luas na ilha do Maio
As acções formativas nas áreas de música e gastronomia decorreram entre os dias 8 e 14 de Abril, numa das salas do Forte de S.José e Pousada, respectivamente.
Na área musical participaram 8 artistas locais que vão formar uma banda, enquanto que na gastronomia 7 cozinheiras.
No encerramento que aconteceu no passado dia 14 de Abril, tanto a Câmara Municipal do Maio, como os formadores e formandos deram nota positiva à iniciativa.
Adriano Silva, Vereador da Cultura, considerou tratar-se de “uma iniciativa louvável e que vai contribuir grandemente para diversificação da cultura maiense nas duas áreas abrangidas”. Por outro lado, o Vereador espera que “os formandos façam o maior proveito dos conhecimentos adquiridos e que isso se repercuta nas iniciativas vindouras”.
Já os formadores levaram muito boa impressão da ilha e dos formandos. A conhecida contrabandista portuguesa, Sofia Neide, ministrou a formação musical. Segundo ela “durante a semana formativa foi possível trabalhar as formas de música, buscando dar uma roupagem contemporânea ao estilo tradicional das músicas locais”. Ela ficou “impressionada” com o talento dos participantes. O conhecido Chefe da cozinha valenciana Vitor Basset, por sua vez, ministrou formação na área de gastronomia. Basset elogiou as condições existentes na ilha, em termos dos ingredientes disponíveis para confeccionar vários tipos de pratos.
De salientar que na área de gastronomia as formandas aprenderam a confeccionar os seguintes pratos e sobremesas: peixe de molho verde; peixe em molho; salada fria de peixe com creme de cocktail; puré de batata com polvo; musse de coco; musse de limão; musse de papaia; creme de coco e cenoura; bolo de cenoura e bolinhos de queijo.
Quanto aos formandos, o grau de satisfação foi elevado. Edvaldo Soares, conhecido intérprete e animador das noites maienses, considerou muito bom o nível de formação ministrado, pois aprenderam bastante sobre as formas de trabalhar a música. Ângela Frederico, formanda de gastronomia, regozijou-se com a aprendizagem feita na “confecção sofisticada” de vários e novos pratos, a partir dos ingredientes existentes na ilha.
Recorde-se que as duas formações visaram capacitar os artistas e cozinheiras locais nas suas respectivas áreas, valorizando o estilo tradicional, conferindo-o um toque contemporâneo. O público-alvo abrangido deverá vir a trabalhar no Centrum que será inaugurado em Novembro deste ano, mediante uma programação semanal. Todo o projecto visa diversificar a cultura maiense, procurando a sua afirmação como factor de atracção turística.