Ministro das Finanças inaugura as obras de melhoria e interligação dos três subsistemas de adução e distribuição de água, incluindo a central de produção de água de Ponta Preta, ilha do Maio
A cerimónia de inauguração das obras de melhoria e interligação dos três subsistemas de adução e distribuição de água, incluindo a central de produção de água de Ponta Preta, terá lugar no próximo sábado, 18 de Novembro, a partir das 09h00 horas, nas instalações central de produção de água de Ponta Preta, ilha do Maio.
O evento será presidido pelo Ministro das Finanças de Cabo Verde, Olavo Correia, com a presença da Ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, do representante do Millennium Challenge Corporation, Omar Hopkins e do Presidente da Câmara Municipal do Maio, Miguel Rosa.
No quadro do Fundo de Agua e Saneamento – FASA, parte integrante do segundo Compacto do Millennium Challenge Account, foram implementadas obras de melhoria e interligação dos três subsistemas de adução e distribuição de água, incluindo a central de produção de água de Ponta Preta.
Estes trabalhos enquadram-se no âmbito da segunda tranche do Fundo de Água e Saneamento – FASA e no âmbito da reforma do setor de Água e Saneamento, apoiada pelo Projeto Água, Saneamento e Higiene – WASH.
Estas obras custaram 144.719.229$49 (ECV), e tiveram a duração de 18 meses.
O projeto permitiu desenvolver ações que beneficiaram 6.952 habitantes, sendo 3.361 homens e 3.591 mulheres. Foram também beneficiadas 875 famílias chefiadas por mulheres, 98 pessoas com deficiência, 527 pessoas com mais de 65 anos, dos quais 380 vulneráveis.
O projeto vai contribuir para promover a melhoria do acesso à água em quantidade, garantindo o fornecimento durante 24 horas e 7 dias por semana, e de melhor qualidade, cumprindo com os padrões definidos pela OMS, refletidos na legislação nacional. O projeto irá igualmente promover a eficiência energética e a adaptação às mudanças climáticas através da inclusão de sistemas fotovoltaicos em cada estação de bombagem/tratamento de água construída e através da desativação de duas dessalinizadoras, que apenas funcionarão como back up.
Eis o Programa:
08h30: Concentração em frente à Camara Municipal.
09h00: Visita à central e apresentação do funcionamento obras de melhoria e interligação dos três subsistemas de adução e distribuição de água, incluindo a central de produção de água de Ponta Preta.
10h00:Descerramento da placa da obra do FASA – Reservatório de distribuição principal.
10h30 – Volta à ilha para visita a algumas Infraestruturas do FASA, conforme o seguinte percurso: Reservatório Principal – Alto Figueira (estrada) – Figueira Seca (paragem) – Pedro Vaz – Cascabulho (paragem)