O ato ocorreu na Vila do Barreiro, tendo contado com a representação de todos os parceiros envolvidos, como sejam a Câmara Municipal do Maio, a ARME, a ARCTEL, a Associação Fraunhofer Portugal, o NOSI, a CV Telecom e a Unitel Tmais. Além disso abrilhantaram o evento, distintos convidados, a saber os chefes dos serviços desconcentrados do Estado, representantes de entidades empresariais e a população do Barreiro.
Antes, houve a apresentação do projeto e a assinatura da licença não comercial para utilização dos equipamentos do Projeto entre a Câmara Municipal e a Associação Fraunhofer Portugal, no Salão Nobre Isaac Pinheiro, Cidade do Porto Inglês.
De realçar que o projeto consiste em criar, sensibilizar e promover soluções tecnológicas inovadoras, intuitivas e facilitadoras de acesso às TIC’s, através de praças digitais, contribuindo, assim, para que as populações locais possam melhorar a sua qualidade de vida, através do acesso gratuito à Internet.
Nessa primeira fase foram instalados equipamentos da rede wi-fi na Cidade do Porto Inglês, as Vilas da Calheta e do Barreiro e as localidades de Morro, Morrinho e Figueira, sendo que em cada um dos locais existe um ponto de acesso onde as pessoas podem usufruir de internet gratuito.
Na próxima fase, o projeto vai abranger toda a ilha, transformando assim Maio na primeira ilha digital da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
A Câmara Municipal agradece a todos os parceiros envolvidos na implementação do projeto, bem como as pessoas das comunidades abrangidas, fazendo votos que os equipamentos ora instalados venham a contribuir significativamente para a promoção da inclusão digital na ilha.
Cidade do Porto Inglês, 13 de Dezembro de 2019