Coordenadora do Projeto desloca-se a Guiné-Bissau
A deslocação enquadra-se no âmbito do projeto de dinamização e requalificação turística da ilha do Maio.
No território bissau-guineense, a Coordenadora do projeto, acompanhada da Presidente da Cooperativa de Sal das Salinas do Porto Inglês, Célia Santos, fará o seguimento de um projeto intitulado “Bijagós, Bemba di Vida! Ação cívica para o resgate e valorização de um património da humanidade”, no âmbito do qual o Instituto Marquês de Valle Flor (IMVF) desenvolve uma atividade com a cooperativa das mulheres dos Bijagós de extração e valorização do Sal e atividades de preservação ambiental, associadas à promoção do turismo sustentável e solidário.
O intercâmbio às ilhas Bijagós ocorre entre os dias 20 e 28 do mês corrente e tem como intuito de promover o conhecimento do trabalho realizado, os constrangimentos e medidas de mitigação utilizadas, assim como criação de rede de contactos potenciadora do trabalho a realizar na Ilha do Maio e possibilidade de integração em rede internacional de proteção do ambiente.
De salientar que o Projeto de Dinamização e Requalificação Turística da Ilha do Maio é cofinanciado pela União Europeia e por parceiros, para além da Câmara Municipal do Maio, o Instituto Marquês de Valle Flor e a Câmara Municipal de Loures (Portugal), a Sociedade de Desenvolvimento Turístico das Ilhas de Boa Vista e Maio (SDTIBM). Por outro lado, apresenta como objetivo geral a melhoria das condições de vida da população da ilha do Maio, e como objetivo específico a promoção do empreendedorismo local e da requalificação urbana como factores de desenvolvimento socioeconómico, turístico e cultural sustentável na Ilha do Maio.
Cidade do Porto Inglês, 19 de abril de 2018