Para comemorar o Dia da Europa 2018 sob o lema “Ano Europeu da Herança Cultural”, a Delegação da União Europeia em Cabo Verde promove uma programação cultural variada a decorrer na Ilha de Santiago e na Ilha do Maio, em parceria com o Governo, a Câmara Municipal do Maio e a sociedade civil.
E porque não existe futuro sem cultura, a UE em Cabo Verde partilha com o público- particularmente com os jovens- a celebração do dia da União Europeia e os valores que lhe subjazem.
O lema de 2018 “Ano Europeu da Herança Cultural” visa incentivar a descoberta e valorização do património cultural –material e imaterial- da Europa resultante da fusão de muitas culturas. Neste sentido terão lugar este ano, por toda a Europa, uma série de iniciativas e eventos que pretendem destacar a riqueza da herança cultural e dos patrimónios culturais enquanto elementos essenciais de identidade e vida quotidiana.
Provando a riqueza da fusão cultural, a União Europeia em Cabo Verde assinala as comemorações do dia da Europa com a participação de vários artistas Europeus e Cabo-Verdianos, incluindo associações musicais de cariz social como a Banda Gota d’Arte, a Escola Pentagrama e as batucadeiras da Associação de Deficientes Visuais de Cabo Verde (ADEVIC), entre outros, em vários eventos a decorrer durante este mês.
No dia 6 de Maio, as comemorações terão lugar no Palácio da Cultura Ildo Lobo no Plateau, sítio de grande valor cultural e arquitetónico no centro histórico da Cidade da Praia. Este evento, aberto ao público, também conta com a participação do rapper luso cabo-verdiano “Carlão”.
Dias 7 e 8 de Maio- e no Maio – estão previstas atuações de artistas cabo-verdianos como Tibau Tavares, Maio Acústico, Maio Band (Sete Sois Sete Luas), Cremilda Medina & Banda e o grupo Irlandês “The Melting Pot”, bem como eventos na Escola secundaria “Horace Silver” com a participação da jovem escritora Cabo-Verdiana Yara Santos.
Seguem em anexo o Programa e o Cartaz.
Cidade do Porto Inglês, 7 de maio de 2018.