Executivo do Maio esteve ontem reunido em sessão ordinária com vários assuntos em pauta
A Câmara Municipal do Maio e as suas congéneres de Santa Cruz, na ilha de Santiago, e Proença-a-Nova, em Portugal, vão rubricar um acordo de geminação ainda no decorrer deste ano. Esta foi uma das propostas apresentadas na reunião do Executivo na última quinta-feira, 23.
Com Santa Cruz, cuja relação é histórica, as duas Autarquias querem cimentar entre elas as relações, elencando um conjunto de áreas desta relação. Já com o Município de Proença-a-Nova, a ideia é reforçar os laços já existentes, avançando, agora, para uma geminação formal. Algumas áreas da cooperação já estão identificadas, indicou o Presidente da Câmara do Maio, Miguel Rosa, para quem estas relações são de “extrema importância” para o Maio.
Parcerias
Ainda durante esta reunião quinzenal, a Executivo debruçou sobre três propostas de parceria, nomeadamente, com o Ministério da Família e Inclusão Social, que vai passar a gestão do CDS (Centro de Desenvolvimento Social) para a Câmara Municipal: com ICCA e com o ICIEG, estes dois últimos no intuito de estabelecer fortes parcerias visando reforçar a cooperação ao nível da proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes, e de apoiar a instalação de um centro de apoio às vítimas de VBG.
Missão à Europa
Ainda durante a reunião, o Edil e o Vereador que tutela a Emigração, fizeram o balanço da missão recentemente realizada à Europa, que saldou num grande momento de promoção da ilha, oportunidade para vários contatos sobretudo com comunidades da ilha, políticos e diversas instituições. “A curto e médio prazo vamos recolher os frutos dessa deslocação”, observou o Presidente Miguel Rosa que aproveitou para realçar os contatos feitos particularmente em Loures, um município cuja relação com o Maio data de 1993, com origem na existência de uma grande comunidade cabo-verdiana naquela região portuguesa. “Nós e Loures temos uma realação especial e foi muito acarinhada nesta nossa deslocação”, pontuou o Presidente.
Cidade do Porto Inglês, 24 fevereiro 2017