Primeira missão internacional do Presidente Miguel Rosa à Europa foi muito bem sucedida e há motivos para acreditar num novo tempo de relações entre o Maio e seus parceiros
O Presidente Miguel Rosa e o Vereador Heidmilson Frederico acabam de concluir a missão internacional que os levou a Holanda, Luxemburgo, Irlanda e Portugal onde desenvolveram uma intensa agenda ao longo de quinze dias.
O também deputado municipal e empresário maiense, Arlindo Cardoso, integrou a delegação tendo aproveitado para partilhar a sua experiência e incentivado os seus patrícios a virem investir na ilha.
Para além de conterrâneos, a Delegação do Maio teve oportunidade de visitar Câmaras amigas do Maio, diversas instituições sobretudo da área do negócio entre outros. A Equipa regressa à ilha com o claro sentimento de que esta jornada foi muito bem sucedida.
Holanda foi o primeiro ponto deste périplo com o Presidente da Câmara Municipal do Maio, que se fez acompanhar do Vereador que tutela o pelouro de Emigração, Heidmilson Frederico, a estabelecer importante encontro com a comunidade maiense que mostrou-se bastante empenhada com a ilha. Encontros com o mesmo caráter foram realizados no Luxemburgo e Portugal sempre com uma forte mensagem de acreditar na ilha e suas potencialidades.
Ainda em Holanda, a Delegação da Câmara Municipal do Maio esteve em Delfzijl, região que acolhe expressiva comunidade do Maio com Miguel Rosa a aproveitar o encontro com o seu homólogo para discutir a questão da integração dos seus patrícios nesta região holandesa.
Esta missão de duas semanas teve, basicamente, como objetivos: estreitar relações com os parceiros, incentivar os emigrantes para investimentos na ilha, transmitir confiança na ilha, explorar outros segmentos da diáspora e promover o destino Maio. Miguel Rosa afirma-se satisfeito com a intensa agenda desenvolvida e garante que os resultados desta importante missão à Europa “muito em breve” começarão a surgir.
Ambulância e outros
Uma ambulância para o serviço de Proteção Civil, um conjunto de materiais de saúde, desportivos e didáticos devem muito oportunamente chegar ao Maio, em resultado da relação com as Câmaras de São João da Madeira, de Castro Verde, Proença-a-Nova, em Portugal. Relações que saíram reforçadas com esta visita.
O Edil Miguel Rosa destaca igualmente a cooperação a nível técnico entre o seu Município e os parceiros o que vai permitir a partilha de experiências.
Ainda em Portugal, o Presidente Miguel Rosa teve oportunidade de privar com seus homólogos de Loures, Castelo Branco, Vila Nova de Poiares, e do Porto, bem como com os presidentes das Juntas de Freguesias de Campanhã e Lumiar. Contatos foram igualmente estabelecidos com o Instituto Politécnico de Castelo Branco e com o Instituto Marquês de Valle Flôr com a educação/formação profissional, técnica e superior em agenda. “Há bons sinais e vamos trabalhar para fazer as oportunidades acontecer” indicou o Edil do Maio.
Dado certo é que o Edil de Proença-a-Nova vai fazer uma forte promoção do Maio junto das demais Câmaras da região de Pinhal Maior de modo a ajudar a Autarquia do Maio em várias frentes. Um acordo de geminação entre o Maio e Proença-a-Nova ficou acertado, devendo a formalização acontecer ainda este ano.
Em Irlanda, os encontros foram de âmbito exploratório mas muito importantes para uma futura relação. Neste particular, o Autarca que estudou em Dublin, recorda que Cabo Verde ainda não tem relação diplomática com aquele país mas que mesmo assim estará a ensaiar possibilidades de parcerias, até porque “ficou claro algum interesse” em conhecer melhor o mercado nacional.
Investidores direcionam-se para o Maio
Dos contatos estabelecidos nos quatro países foi notório o interesse sobretudo dos investidores na ilha do Maio, e neste particular o Edil local sublinha interesses manifestados para áreas como imobiliária turística, setor hoteleiro, setor primário e energias renováveis. “Há um claro interesse no Maio e vamos trabalhar para os investimentos poderem acontecer”, enfatiza o Presidente para quem a sua ilha tem interesse em acolher novos investidores.
Outros parceiros
Esta missão permitiu à Câmara do Maio e seu Presidente aperfeiçoar relações de amizade com outros parceiros, nomeadamente, a Associação Maiense em Portugal, a Associação Cabo Verde /Portugal e com a Associação LUX/Maio, instituições que já vêem cooperando com o Maio e que estão a mobilizar apoios para a ilha. “É importante sublinhar esta boa parceria de muitas pessoas em favor da nossa ilha”, reconheceu Miguel Rosa para quem estas instituições merecem todo o carinho da sua Equipa e da ilha do Maio.
Cidade do Porto Inglês 20 de fevereiro 2017.