Investimentos no setor garantem mais água e com melhor qualidade
O setor da água na ilha ganhou uma nova vida. Com a operacionalização da AEM, Maio passou a dispor de água 24 horas por dia e com muito melhor qualidade (dentro dos parâmetros aceitáveis e recomendados pela Organização Mundial de Saúde).
A capacidade produtiva atual situa-se nos 800 metros cúbicos diários (bem acima do consumo médio que está nos 500 metros cúbicos).
Espera-se que com a introdução de energias renováveis, dentro de 10 a 12 meses, haja uma redução susbstancial no custo de produção, com repercussão positiva no abaixamento das tarifas.
Para se chegar a esse nível, muito contribuíram os nossos parceiros, designadamente o Governo americano, através do Millennium Challenge Account (MCA), a Cooperação Espanhola, pela via do Instituto Tecnológico das Canárias, a Sociedade de Desenvolvimento Turístico das Ilhas de Boa Vista e Maio, o Governo Central e a Cooperação Luxemburguesa.
Os investimentos feitos no setor ascendem aos 300 mil contos.
De salientar ainda que a AEM entrou em funcionamento em Outubro de 2019 e conta com a seguinte estrutura administrativa: Conselho de Administração (formado por um administrador executivo e dois não executivos), Direção Técnica e uma Direção Financeira e Comercial.
Cidade do Porto Inglês, 6 de março de 2020