ÀREAS PROTEGIDAS

REDE NACIONAL DE  ÀREAS PROTEGIDAS

ÀREA PROTEGIDA (AP): “Um espaço geográfico claramente definido,, utilizado e gerido por meios legais ou outros meios eficazes para alcançar a conservação da natureza a longo prazo juntamente com os serviços e valores culturais associados ao ecossistema.” (UICN).

Em Cabo Verde foram declaradas no Decreto-Lei n.3/2003 de 24 Fevereiro, que designa a rede Nacional de Areas protegidas, e classificadas em seis categorias. No Maio as APs foram revisadas em 2014, hà sete APs  pertencentes a três  categorias.

PARQUE NATURAL                    Norte da ilha do Maio (PNNM)

RESERVA NATURAL                  Casas Velhas (RMCV), Lagoa Cimidor (RNLC), Praia do Morro (RNPM)

PAISAGEM PROTEGIDA            Salinas do Porto Inglês (PPSPI), Barreiro e Figueira (PPBF)

 

Salinas do Porto Inglês

Biosfera são as condições ambientais em que se processa a vida animal e vegetal na terra. É a camada do globo terrestre habitada pelos seres vivos em estrita combinação com o solo, o ar, a água, a luz, o calor e os alimentos, que fornecem condições necessárias para o desenvolvimento da vida.

 

A primeira reserva da biosfera em Cabo Verde vai ser criada na ilha do Maio para potenciar a conservação da biodiversidade no arquipélago.

Segundo o responsável ambiental, , Moisés Borges a criação de reservas da biosfera trata-se de uma emanação da UNESCO que impele os países para a organização desses espaços de conservação natural, na perspectiva de mais uma metodologia de gestão do território.

Além do mais, a biodiversidade é uma das propriedades fundamentais da natureza por ser responsável pelo equilíbrio e pela estabilidade dos ecossistemas.

Back to Top