Obras de requalificação urbana e ambiental no segundo povoada da ilha resultam de uma forte parceria tripartida entre a Câmara Municipal, o Governo e a SDTIBM
Os trabalhos de requalificação urbana e ambiental na Vila da Calheta, segundo maior povoado da ilha, são agora retomados, com a empreitada a contemplar a construção de ciclovias e introdução de espaços verdes nas partes circundantes da ribeira de Rua Diante, assim como a remodelação da Praça, na comunidade de Ribona.
Esta é a continuidade de um investimento acima dos 90 mil contos e que resulta de uma forte parceria tripartida entre a Câmara Municipal, o Governo e a Sociedade de Desenvolvimento Turístico das Ilhas da Boa Vista e do Maio, SDTIBM.
De realçar que do mesmo pacote fazem parte os trabalhos de arruamento concluídos em Baxona. Pretende-se abarcar outras ruas de Ribona.
Com todos esses investimentos e outros previstos noutros setores, a Câmara Municipal e seus parceiros estão a transformar completamente a Calheta, solidificando o estatuto de Vila que ostenta.
Refira-se que na fase anterior desta obra, foram construídos dique de dissipação de águas pluviais, muros de proteção, duas passagens hidráulicas, bem como a instalação de um fitness parque e um parque infantil.
O Executivo municipal congratula-se com a retoma dos trabalhos e refere a uma obra que vai promover mais emprego público, particularmente, na Vila da Calheta, de modo especial nesta altura sensível, após um bom período de vigência do estado de emergência, devido à pandemia do novo coronavírus, numa aposta para “dar continuidade” à estratégia de transformar Calheta num importante pólo de desenvolvimento económico-social, o que trará benefícios claros para a população residente e de toda a ilha.
Esta mesma obra terá impacto ao nível da drenagem de água, permitindo, assim, maior segurança à comunidade.
Quanto às novas obras, é importante referir a necessidade de os trabalhadores respeitarem o distanciamento social durante as horas de trabalho, numa luta contínua contra o Covid-19.
Cidade do Porto Inglês, 13 de maio de 2020