No atual Mandato, a Equipa Camarária desenvolveu, em parceria com o Governo Central, através do Programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidades (PRRA) um profundo trabalho no setor da Habitação, como aliás atestam o número de realizações e intervenções.
O montante global investido ultrapassa os 30 mil contos, sendo que resultante de uma forte parceria com o Governo, no quadro do PRRA, os investimentos ascendem aos 25 mil contos na reabilitação de 88 casas, em diversas localidades da Ilha.
Os números confirmam:
Em Figueiras foram selecionadas 40 casas, 20 já estão reabilitadas;
Na Vila do Barreiro, das 30 selecionadas, 20 estão reabilitadas;
Em Morrinho, de um total de 30 casas selecionadas, já foram reabilitadas 20;
Em Cascabulho, estão reabilitadas 10 de um total de 20 selecionadas e os trabalhos estão em andamento;
Em Pedro Vaz foram selecionadas 20 casas e já estão 11 casas em reabilitação;
Em Praia Gonçalo já foram reabilitadas 7 de um grupo de 10 casas. Aqui, incluiu-se 4 habitações e 3 casas de banho, cujas obras decorrem.
Vamos continuar a investir na melhoria da qualidade habitacional. Nesse sentido, temos identificado para avançar com as reabilitações um novo grupo de 99 casas, na Cidade do Porto Inglês, na Vila da Calheta, em Alcatraz, em Pilão Cão e no Morro.
Outros investimentos no setor
No âmbito de uma parceria com o Ministério da Família e Inclusão Social, 6 casas foram reabilitadas, em situação emergencial.
Ainda no quadro de intervenções em situações de emergência, duas famílias cada foram contempladas numa parceria com a ONG Francesa Mill Partage, num valor de 300 contos.
De salientar que em Ribeira Dom João foram selecionadas 20 casas, tendo 10 sido reabilitadas, num valor superior a 3 mil e quatrocentos contos.
Auto-construção assistida
Outras intervenções foram feitas, no âmbito do programa de auto-construção assistida. Só na cidade do Porto Inglês foram selecionadas 30 famílias, sendo que 11 já foram apoiadas, num investimento superior a 2 mil e duzentos contos.
Gestão do empreendimento Casa para Todos
Desde janeiro de 2019, que a Câmara Municipal passou a gerir um grupo de 60 casas do Projeto Casa para Todos. De referir que 5 famílias foram selecionadas para ocupar os apartamentos da Classe A.
A habitação está no centro da nossa agenda política. Vamos continuar a investir para que as famílias tenham melhores condições de habitabilidade.
Cidade do Porto Inglês, 26 de maio de 2020