Pacote é de 18 mil contos, financiado pelo Governo, através do Ministério do Ambiente e Agricultura
Interrompidos devido ao estado de contingência, seguido de estado de emergência, por causa do novo Covid-19, os trabalhos de mitigação do mau ano agrícola, iniciados em janeiro, são retomados esta semana, confirma a Câmara Municipal do Maio, que lembra que este projeto, representa um investimento financeiro na ordem dos 18 mil contos, financiado pelo Governo e que vai permitir preparar os terrenos para a próxima campanha agrícola que se espera muito promissora, na ilha.
Os trabalhos consistem, sobretudo, no desmatamento de várias ribeiras, e na limpeza dos caminhos vicinais e do meio ambiente, bem como na manutenção de alguns diques de retenção, reservatórios, assim como a construção de bebedouros para animais, indica a Câmara Municipal, destacando que este trabalho vai empregar cerca de 180 chefes de família, a sua grande maioria mulheres.
O Executivo municipal diz perspetivar um bom ano agrícola, assegurando, mesmo estar esperançoso numa boa campanha agrícola, daí a necessidade de preparar os terenos.
A Câmara Municipal destaca mais esta “boa parceria” com o Governo, em favor da ilha do Maio e suas gentes.
Refira-se que a criação do emprego público é uma das vertentes do programa de mitigação do mau ano agrícola. As outras duas vertentes prendem-se com a gestão de água e o salvamento de gado.
Entretanto, é importante referir a necessidade de os trabalhadores respeitarem o distanciamento social durante as horas de labor, numa luta contra o Covid-19 que continua, sendo responsabilidade de todos e de cada um dos Munícipes.